Consultório-Empresa

Poucos cirurgiões-dentistas se dão conta de que o consultório particular é uma "empresa" e deve ser encarado e conduzido como tal.

Um estabelecimento de saúde é, em síntese, um "negócio" como qualquer outro, pois é algo em que se investe (e muito, não é mesmo?) e desse investimento se espera a contrapartida de um retorno financeiro. Isso envolve alguns conceitos que precisam ser desmistificados, como por exemplo: o "lucro" não deve ser visto como alguma coisa feia e "pecaminosa", mas sim como o ganho merecido pelo capital e pelo trabalho investido. É justo, é digno e é ético. Assim, ao tentar lhe dar consciência de que o seu local de trabalho é uma empresa e por isso precisa gerar lucro, sugiro que pare de cuidar desse seu investimento de modo "amador". É preciso conduzi-lo com algum conhecimento mínimo em administração e organização. É quase uma questão de sobrevivência! Em todos esses anos como consultor, conto nos dedos de apenas uma das mãos, os consultórios que visitei que possuíam uma administração aceitável, um planejamento correto e cujos proprietários haviam determinado para si objetivos de longo prazo, ou seja que sabiam perfeitamente para onde estavam indo. Para ser sincero... não encontrei nenhum! Na grande maioria dos casos, o que vi (e vejo) são profissionais altamente preparados (tecnicamente), mas totalmente despreparados para conduzir um negócio ao sucesso. Em outras palavras, "empurram com a barriga", tendo em cada novo acontecimento do acaso uma oportunidade ou não de ganhar alguma coisa neste conturbado mercado. Fica tudo por conta da "sorte" ou do "azar". E o azar anda ganhando de lavada!!! Quanto custa sua hora clínica? Não me refiro ao preço que cobra, mas sim ao seu custo por hora parada? Se não sabe responder a esta questão, então provavelmente faz parte dessa legião de colegas que esperam a sorte cair do céu. Você pode estar deixando de ganhar, ou até mesmo desperdiçando, muitos recursos e esforços. Mas como vai saber se não registra sequer suas receitas e despesas?

Em recente pesquisa que fiz com pessoas de diferentes classes sociais, verifiquei que o item "organização" foi considerado o 3º em relevância ao cliente em seu processo de escolha por um profissional. Este item ganhou largamente de "decoração", "localização" e "segurança", só para citar alguns. Isso significa que, além de tudo, você pode estar deixando de ter clientes devido à desorganização, seja ela real ou apenas na percepção do seu ex-quase-cliente. Encare seu consultório como um bom negócio e procure cuidar desse seu patrimônio com alguma informação básica sobre gerenciamento. Enquanto isso, centenas de formandos ingressam nesse mercado totalmente despreparados. O que você pretende fazer a respeito?

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