Falando sobre franquias (prova quádrupla)

Tenho recebido muitos e-mails e contatos por redes sociais de pessoas me perguntando o que penso sobre franquias na área da saúde, ou então pedindo conselhos quanto a se devem ou não investir neste tipo de negócio. Por isso, resolvi escrever sobre este assunto, ao menos para apresentar alguns critérios a serem considerados pelos interessados antes de se tomar qualquer decisão sobre ser ou não franqueado.

Para que alguém resolva optar por investir em uma franquia ao invés de um empreendimento próprio, entendo que deve haver algumas vantagens no modelo de franquia. Caso contrário, não valerá à pena. Foi assim que desenvolvi uma espécie de "prova quádrupla", ou seja, quatro perguntas que devemos fazer cujas respostas nos orientam a entrar ou não neste negócio.

As 4 perguntas são:

1. Força da Marca: As pessoas de minha região conhecem esta marca (da franquia) a ponto de preferirem comprar dela em detrimento a uma marca própria?

Se você, por exemplo, for abrir uma casa de esfihas, terá maior probabilidade de demanda montando um "Habibs" ou uma "Esfiha do Zezinho"? As pessoas conhecem a clínica "Dentinho Feliz" (nome fictício) que você pensa em abrir? Se a marca em questão ainda for desconhecida na região, o franqueado terá que fazer o mesmo investimento em comunicação que faria com a sua própria marca, mas o maior beneficiário deste investimento será o dono da franquia, que terá sua marca conhecida e valorizada através do seu investimento. Existe, de fato, algum diferencial significativo que justifique e singularize a marca pretendida?

2. Força do Coletivo: Terei acesso, como franqueado, a reais benefícios e vantagens comerciais através das negociações coletivas feitas pelo franqueador?

Outra vantagem das franquias é ser beneficiado pelas negociações coletivas. Comprar uma caixa de luvas tem um preço, mas comprar um container de luvas tem outro bem menor (por caixa). Se o franqueador fizer muitas negociações coletivas e isso favorecer as unidades franqueadas de modo significativo, então há uma vantagem nisso. Obs.: não se esqueça de calcular se o benefício e economia ganhos nestas negociações não se neutralizam com os royalties que serão pagos mensalmente por você.

3. Ajuda Efetiva na Gestão: A equipe da franquia vai mesmo me ajudar a ser bem sucedido? Serei assessorado de modo efetivo?

Em teoria, todo franqueador deveria transferir know how para os franqueados, e ajudar em todo o método de controle e gestão. Ensinar a fazer, aperfeiçoar os processos internos, treinar etc. Tudo aquilo que o investidor (franqueado) não sabe fazer, o franqueador deveria ensinar e ajudar para que alcance sucesso. No entanto, a grande maioria das franquias que conheço ajuda muito pouco (bem menos do que o franqueado gostaria que ajudasse) e é muito comum ficarem um pouco frustrados com isso.

4. Perfil Empreendedor: Ainda que eu tenha dinheiro e interesse na franquia, tenho realmente um perfil empreendedor, com suficiente ousadia e coragem para correr os riscos que todo negócio tem?

Pode falar o que quiser, mas sem perfil empreendedor, sua nova empresa (franquia) vai "dar água". É verdade que a franquia deverá ajudá-lo, mas no dia a dia é você quem liderará sua equipe e é você quem implementará as ações por eles sugeridas. No final das contas, é você quem tomará as decisões. Está preparado para isso ou está esperando milagres?

Se, ao fazer a prova quádrupla, você tiver a resposta "não" para pelo menos uma destas perguntas, já deveria reconsiderar sua intenção de ser franqueado. Se responder a pelo menos duas, fuja como o diabo foge da cruz. Por outro lado, se respondeu "sim" a todas elas, você provavelmente estará diante de um ótimo negócio e pode dar o próximo passo e analisar as diferentes propostas que o mercado oferece.

E, para que ninguém me entenda mal e depois venham com churumelas a respeito deste assunto, esclareço: não sou contra franquias e até já assessorei algumas. Muitas vezes até já recomendei a alguns profissionais que fizessem tal opção, mas também, outras vezes fui contra, pelos motivos acima explicados. Questão de coerência e ética.

Reflita sobre isso quando estiver diante de uma nova oportunidade e... bons negócios!

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